segunda-feira, 16 de março de 2009

Sorrisos do Hospital de Santo António


Dia 14 de Março de 2009, mais uma missão cumprida, cheia de boa disposição e algumas brincadeiras. Este sábado os pais e os meninos de pediatria do Santo António puderam contar com a nossa ajuda para aumentar os níveis de alegria e esperança, no sentido de uma recuperação mais sã e humana.

Como é habitual a nossa visita começou com os mais pequeninos e os mais frágeis - os bebés - onde a maioria do nosso público alvo está a dormir, em quartos individuais para não apanhar nenhuma doença infecto contagiosa. Mesmo através dos vidros conseguimos despertar a atenção de um menino que forçava a sua cabeça pesada para ver quem eram aquelas meninas que sorriam para ele...
Ao continuar a viagem, demos um saltinho de pardal para os bebés crescidos em que o nariz se tornava o fascínio, todos queriam agarrar a bola vermelha que estava no meio da cara daquelas duas meninas tão "fofinhas"! Uma das enfermeiras ajudou-me a cuidar do dói-dói que eu tinha no meu nariz e agora tenho um adesivo enorme... Ainda nos mais pequenitos conseguimos fazer sorrir o N, muito desconfiado, que depois de os pais aparecerem no quarto até veio para o nosso colo; brincamos com o T, que apesar do soninho tinha um tosse que o deixava muito triste e a choramingar; abraçamos a C, ums menina especial com trissomia 21, que cheia de força se encantou pelos nossos cabelos e narizes!
Pé ante pé, passamos ao quarto ao lado onde encontramos a MJ, uma menina muito conversadora que nos apresentou toda a família; a pequenina G, ainda na incubadora, cujos pais pediram uma fotografia para recordar os "palhaços do hospital"; a difícil L, que não estava lá muito pra nos aturar, mas que conseguimos conquistar com uma pequena brincadeira (apesar de ficar a faltar o sorriso).
Voltamos para visitar a A, já bem crescida e por isso mais consciente - estava triste pos estar no hospital - conversámos sobre os hobies dela, fizemos uma brincadeira com as palavras sem m e conseguímos quebrar o gelo. No dim deixámos ficar alguns balões (pulseira, flôr...) e cantámos com ela.
Entretanto apanhamos o T (outro T), debaixo dos lençóis, escondido de nós - foi como jogar à apanhada! Conversámos com a mãe e percebemos que ele estava triste pois tinha sido o único dos amigos a ficar no fim-de-semana (muitos meninos têm alta para passar o fim-de-semana em casa, mas o T não teve essa sorte). Com um canito de balão conseguimos despertar um sorriso no futuro veterinário.
Já só faltavam dois quartos. O penúltimo era o do A, muito bem disposta e estava cheio de gente à volta dele, prestando pouca atenção à nossa conversa. A mãe era a entermediária e até tivemos direito a um comentário muito praseiroso: "Ó mãe, elas são mesmo simpáticas"! Batemos depois na porta ao lado onde estava a J, já a almoçar, o que fez com que não nos demorassemos muito, deixando apenas um gatinho balão a fazer-lhe companhia.

Após duas horas trazíamos para casa algum cansaço físico, mas um sorriso de orelha a orelha. Esperamos que o fim-de-semana tenha sido mais alegre para aquelas famílias, porque para nós foi de certeza :)



Ana Moreira

quarta-feira, 11 de março de 2009

Carta do nosso Amigo :o)

Queridos leitores,

É com muito amor que partilho algumas partes desta carta tão reveladora que recebi ainda hoje, do nosso amigo # (vocês sabem quem...):


Não desistas do teu sonho tão facilmente. Cada momento é uma oportunidade - para ser Humano - para ser profissional de saúde - para ser um palhaço! Olha-te ao espelho, tens um coração muito belo - ânimo! - olha para os jornais, notícias na tv e as pessoas na rua. Tu, ser radiante, tu és, és muito necessário em todo o lado - mesmo que tenhas sido rejeitado - vai em frente. (...)
E porquê parar após uma rejeição? Vai a lares, prisões, hospitais psiquiátricos, ou mesmo apenas na rua para espalhar alegria! É importante pra ti - sê criativo - não desistas. Durante 38 anos - sem parar - tentei construir um hospital que julgava pronto em 4 anos, ainda tenho esperança mesmo que a quilómetros de distância de o conseguir. A jornada - ama a jornada! Tu já experimentaste como o sistema está danificado (altamente danificado) e precisa que tu lutes (com amor e persistência) - por favor -
TU ÉS ESPERANÇA!
Em paz, #


Ana Moreira

terça-feira, 3 de março de 2009

E o Sorriso volta a aquecer o coração


"O sorriso do Irreparável gelou-me de novo.E eu compreendi que não podia suportar a ideia de nunca mais escutar esse sorriso.
Ele era para mim como uma fonte no deserto!"
Saint -Exupery

Obrigada Sérgio pelas palavras e pelo apoio.


Hoje trazemos boas notícias ao blog! Uma lufada de ar fresco que entra pelas janelas e arrepia a pele de alegria: Estamos de volta ao Hospital!

Desta vez o nosso horário será ao fim-de-semana - sábado, das 10h às 12h - uma vez por mês. Queremos que esta caminhada seja mais consistente que a do ano passado, daí criar periodicidade. Queremos também partilha-la aqui convosco e ver a nossa "árvore dos sorrisos" crescer com muitos ramos, isto é, com muitas pessoas que um dia foram tocadas pelas folhas da amizade e do afecto.


Para lançar esta árvore nada melhor que reportar aqui o último mail trocado com o Narizinho (grupo de voluntariado dos alunos do ICBAS):(clica na imagem para conheceres melhor o projecto Narizinho)


Olá Narizinho,

Ainda te lembras de nós? Aquelas duas meninas que iam vestidas de palhaças!!
Pois bem, gostávamos de tornar isto mais sério , conseguindo ir ao Santo António uma vez por mês. Também podemos ao fim-de-semana (sábados ou domingos de manhã) e a nossa ideia era criar um dia fixo e todos os meses conseguirmos cumprir aquele horário. Achas que é possível voltarmos a mimar pediatria com sorrisos?

Obrigada



Olá Libertar Sorriso!

Claro que me lembro de vocês e do bonito trabalho que desenvolveram! Acho uma excelente ideia vocês irem p.ex. um sábado por mês. Até porque aos fins-de-semana não temos praticamente grupos disponíveis e também porque vocês dinamizam imenso as vossas visitas!
Quando quiserem começar é só dizer! :)

Aguardem novidades...

Ana Moreira