quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Patch Adams

(este texto que se segue foi escrito por nós para comemoração do Dia do Doente, em Fevereiro do ano passado. Um ano depois e dado que hoje se comemora esse mesmo dia, decidimos partilha-lo. Patch Adams influênciou-nos de certa forma.)


Hoje, para comemorar o dia do Doente, gostaríamos de escrever-vos sobre Hunter Adams, mais conhecida por "Patch" Adams.

Patch Adams é um médico norte-americano, que nasceu a 28 de Maio de 1945 em Washington, distrito de Colômbia.

Quando tinha 16 anos de idade, após perder o pai e ter sido deixado pela namorada, passou por uma grave crise depressiva e foi internado numa clínica psiquiátrica. Enquanto esteve lá hospitalizado, teve a maravilhosa oportunidade de observar que cuidar do próximo é a melhor forma de esquecermos os nosso próprios problemas e, ainda mais, se cuidarmos com humor e principalmente com amor.

Passados dois anos tornou-se estudante de Medicina na faculdade de medicina de Virgínia, onde ficou conhecido pela sua conduta excessivamente feliz e apaixonada pelos pacientes.

Depois de terminar a faculdade, em 1972, fundou o Instituto Gesundheit, e em 1980 adquiriu uma boa área de terra montanhosa em West Virgínia para a implementação física do instituto onde, ainda hoje, dá assistência sem nenhum tipo de cobrança financeira com o trabalho voluntário de pessoas.

Enquanto médico e ser humano a sua filosofia de vida é o amor, não apenas no âmbito hospitalar, mas também nas relações sociais como um todo, independentemente do lugar. Para ele, o objectivo de um médico é mais do que curar... é cuidar… e isso implica muito mais do que colocar um termómetro ou medir a tensão e passar receitas… isso implica que disponibilizemos tempo com as pessoas, para falar, para ouvir e, para, se necessário, aconchegar e mimar…

Actualmente Patch e um grupo de “palhaços” viajam pelo mundo para áreas críticas em situação de guerra, pobreza e epidemia, espalhando alegria, o que é uma excelente forma de prevenir e tratar muitas doenças. Além de médico, humorista, humanista e intelectual, Patch é também um activista em busca da paz mundial. Segundo ele, o seu intuito não é apenas mudar através do humor a forma como a medicina é praticada hoje. Patch traz uma mensagem de amor ao próximo que, se praticada por todos nós, certamente irá mudar o mundo para melhor.

E nós? Será que também conseguimos ser “palhaços” para conseguir alegrar o dia dos que passam por nós? Será que conseguimos deixar de acharmo-nos doentes por tudo e por nada e passarmos a ser pessoas alegres? Tal como a alegria é contagiosa, também se estivermos mal humorados isso irá certamente afectar os outros…

Cuida da tua saúde… cuidando de tratar da dos outros…


Ana Ascensão e Ana Moreira
11.02.2008



Ana Ascensão


1 comentário:

Anawîm disse...

Bem me parecia que eu já conhecia esses narizes vermelhos de algum lado...!

O filme sobre este ser humano absolutamente louco de compaixão sorridente pelos seres humanos, foi das utopias menos utópicas que já vi, sobretudo a partir do momento que percebi que existe mesmo um Patch Adams... e também agora uma Ana e outra Anitas...

Até para ajudar alguém a sorrir é preciso ter uma coragem do caneco!... eheh... É incrível ver como isso é verdade.

Agradeço-vos muito pelos vossos sonhos que com os vossos narizes deixaram de ser sonho tornando-se sorriso para alguém