sábado, 30 de maio de 2009

Muitas cores... muitos Sorrisos!

Mais um dia de muitas brincadeiras no hospital e, à semelhança da última visita, os palhaços voltaram a multiplicar-se nas seis carinhas larocas apresentadas acima! Apesar dos passos que demos positivo e negativamente, no fim lá conseguimos definir o grupo, que desta vez reunia uma característica essencial para o trabalho: estar bem habituado às exigências criativas das ciranças!

Antes de darmos início à nossa viagem, queria primeiramente agradecer a generosidade com que o Filipe e a Ju valorizaram o nosso trabalho. Quando digo nosso não me refiro apenas às duas meninas penduradas aqui à esquerda, mas sim um trabalho fantástico de todos os que cruzam aquelas camas (essencialmente as enfermeiras estagiárias :P). Um Sorriso faz milagres!

Agora sim, já tocou o despertador... Mais um domingo... mais um domingo de coração cheio!
À entrada das urgências aguardavamos os palhaços, que envergonhados perante a descoberta das portas e corredores do hospital, lá íam alimentanto a imaginação de quem passava através das roupas coloridas. Pediatria era logo alí ao virar da esquina!
Conhecidas as regras do jogo e após termos o visto de aprovação para apalhaçar, a nossa viagem começou, como sempre, com os mais frágeis e mais docinhos. A medo e seguindo os passos dos sapatos amarelos, lá fomos descobrindo a melhor maneira de dar a descobrir o palhaço que havia em cada um de nós.
Qual não foi a nossa surpresa quando, mesmo no cantinho do lado oposto apenas estava um menino! Ai que alegria, saber que os habitantes daquelas caminhas conseguiram passar o fim-de-semana em casa. No entanto o A ainda lá estava. [Sim, foi a primeira vez que encontramos meninos que já conhecíamos pela proximidade das visitas] O A desta vez estava a brincar com os seus bonecos e ainda mantinha o balão que lhe oferecemos, muito mirradinho. Voltou a experimentar a joba do leão e a borracha do balão que tanto o encantaram.
Daí partimos à descoberta do pequeno quarto da V, que não estava muito para conversas. Algumas dores na perna e uma noite mal passada não estavam nada a ajudar à recuperação. Deixamos uma lembrança de balão e alguns descanso.
À porta já estava a L, tentando descobrir quem eram aqueles meninos de nariz vermelho! Acompanhamo-la então à enfermaria seguinte, onde estava mais uma cara conecida: o J, que apesar de algum soninho e alguma birra, lá o conseguimos convencer a nos dar música. Até conseguimos um comboinho com todos enfermaria fora! O R estava com o seu Magalhães e não nos deu muita importância. Apesar da sua indiferença, perante dois balões de futebol e um adversário à altura (Palhaço Sérgio) conseguimos um jogo muito animado! Ao mesmo tempo a L adorava as nossas brincadeiras e não dispensava a atenção de todos! Com a presença da F, que era do quarto ao lado, conseguimos alguns sorrisos.
Acompanhando a F, conhecemos mais dois companheiros de quarto: a R (já nossa conhecida) e o V. Sendo eles mais velhinhos um balão já não era suficiente... Ao recebermos a boa notícia que a F ía embora nesse mesmo dia, tal como a R e o V no dia seguinte, festejamos com a adaptação de um hit musical:
"A 24 de Maio (puntx-pu-ur-pum-puntx-pu-ru-pum-puntx)
A F vai embora (puntx-pu-ur-pum-puntx-pu-ru-pum-puntx)
Do Hospital (puntx-pu-ur-pum-puntx-pu-ru-pum-puntx)
A fazer caretas (puntx-pu-ur-pum-puntx-pu-ru-pum-puntx)
Panados com pãp-pão. Panados com pão.
Charope, charope, charope, charope
A Enfermeira de facto de treino
Arrasta as camas-camas. Arrasta as camas-camas.
Arrasta as camas-camas. Arrasta as camas!"
A nossa visita continuou, mas desta vez com uma missão muito especial. Fomos incumbidos de cantar os Parabéns ao menino do quarto 29. Preparamos os balões e espreitamos com os pequenos animais, que usamos para cantar os Parabéns. Quando a porta se abriu, a cama do R foi invadida de tanta cor que ele até ficou um pouco assustado. Lá conseguimos acalmar o pequenito e deixar uma mensagem de Felicidades e Esperança para o R e para a mãe.
Mesmo ao lado estava o A rodeado da família. Como se encontrava a descansar deixamos ficar apenas um presente redondo dos nossos.
Terminamos a nossa viagem com duas J, igualmente bonitas e crescidas, no entanto ainda em convalescença de uma operação complicada. Deixamos dois beijinhos e o desejo das melhoras!

E assim terminou mais um sistema de Multiplicar Sorrisos!
Espero que os palhacitos Sérgio, Teresa, Inês e Mariana tenham gostado da experiência e tenham ficado com o bichinho que é ser eternamente criança... As pequenas coisas, que começam nos cantos da boca, abrem o sorriso e aquecem o coração são essenciais ao prognóstico. Obrigada pela vossa disponibilidade :)

Ana Clara

Sem comentários: