sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Partilha Dia Aberto

Já temos as fotos do Dia Aberto para partilhar.
Futuramente tentaremos partilhar alguns vídeos...

Anawim bem vindo. Obrigada pela tua partilha. Que os nossos sonhos se possam mesmo tornar sorriso!

Isa bem vinda e obrigada. Um xi coração bem apertado também para ti!



Ana Ascensão

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Patch Adams - o filme




Uma sugestão:

Hoje ou durante esta semana vê o filme "Patch Adams".
Um filme muito bonito, que fala precisamente da história verídica de Hunter Adams mais conhecido por "Patch" Adams.




Bem-vinda Maria e obrigada por tantos sorrisos!!


Ana Ascensão


Patch Adams

(este texto que se segue foi escrito por nós para comemoração do Dia do Doente, em Fevereiro do ano passado. Um ano depois e dado que hoje se comemora esse mesmo dia, decidimos partilha-lo. Patch Adams influênciou-nos de certa forma.)


Hoje, para comemorar o dia do Doente, gostaríamos de escrever-vos sobre Hunter Adams, mais conhecida por "Patch" Adams.

Patch Adams é um médico norte-americano, que nasceu a 28 de Maio de 1945 em Washington, distrito de Colômbia.

Quando tinha 16 anos de idade, após perder o pai e ter sido deixado pela namorada, passou por uma grave crise depressiva e foi internado numa clínica psiquiátrica. Enquanto esteve lá hospitalizado, teve a maravilhosa oportunidade de observar que cuidar do próximo é a melhor forma de esquecermos os nosso próprios problemas e, ainda mais, se cuidarmos com humor e principalmente com amor.

Passados dois anos tornou-se estudante de Medicina na faculdade de medicina de Virgínia, onde ficou conhecido pela sua conduta excessivamente feliz e apaixonada pelos pacientes.

Depois de terminar a faculdade, em 1972, fundou o Instituto Gesundheit, e em 1980 adquiriu uma boa área de terra montanhosa em West Virgínia para a implementação física do instituto onde, ainda hoje, dá assistência sem nenhum tipo de cobrança financeira com o trabalho voluntário de pessoas.

Enquanto médico e ser humano a sua filosofia de vida é o amor, não apenas no âmbito hospitalar, mas também nas relações sociais como um todo, independentemente do lugar. Para ele, o objectivo de um médico é mais do que curar... é cuidar… e isso implica muito mais do que colocar um termómetro ou medir a tensão e passar receitas… isso implica que disponibilizemos tempo com as pessoas, para falar, para ouvir e, para, se necessário, aconchegar e mimar…

Actualmente Patch e um grupo de “palhaços” viajam pelo mundo para áreas críticas em situação de guerra, pobreza e epidemia, espalhando alegria, o que é uma excelente forma de prevenir e tratar muitas doenças. Além de médico, humorista, humanista e intelectual, Patch é também um activista em busca da paz mundial. Segundo ele, o seu intuito não é apenas mudar através do humor a forma como a medicina é praticada hoje. Patch traz uma mensagem de amor ao próximo que, se praticada por todos nós, certamente irá mudar o mundo para melhor.

E nós? Será que também conseguimos ser “palhaços” para conseguir alegrar o dia dos que passam por nós? Será que conseguimos deixar de acharmo-nos doentes por tudo e por nada e passarmos a ser pessoas alegres? Tal como a alegria é contagiosa, também se estivermos mal humorados isso irá certamente afectar os outros…

Cuida da tua saúde… cuidando de tratar da dos outros…


Ana Ascensão e Ana Moreira
11.02.2008



Ana Ascensão


terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Um dia para recordar...

Sábado foi sem dúvida um dia para recordar...
Não estavamos nada à espera de sair tão cheias como saimos, naquele dia, da Escola Secundária da Maia...

Uma amiga nossa, a Inesita, que conhecia já o início deste nosso "projecto", veio um dia falar connosco a perguntar se estávamos interessadas em participar num Dia Aberto, organizado pelo grupo dela e outro, de Área de Projecto, para comemorar o Dia Mundial da Luta Contra o Cancro...

A nossa primeira resposta foi logo um sim, apesar de depois termos ficado a pensar se seríamos capazes, mas a vontade de ir partilhar tudo isto, era bem maior...

Devido a estarmos em altura de exames, decidimos prepararmo-nos para Sábado no dia anterior e durante a preparação sentíamos que não estavamos a conseguir transmitir metade do que tudo isto é para nós, ficamos com alguma pena, mas esperamos por Sábado para ver como tudo iria correr...

Não podia ter sido melhor!
Achamos que correu tão bem...
Levamos um bocado de nós e trouxemos um montão...

As palavras dos que lá estavam deixaram-nos com um grande sorriso...
Sentimos realmente que era por aqui...
As gargalhas, provocadas não por nós mas por todos, eram tão boas de se ouvir!
Houve até quem dissesse que viu rir pessoas que não imaginava alguma vez ver, e isso é algo maravilhoso, algo que nos preenche muito.

No final, um sentimento de missão comprida!

Por mais que me ponha para aqui a escrever, nunca vou conseguir dizer por palavras aquilo que na realidade trouxemos de lá. Muitos sorrisos, muitas palavras, muitas coisas boas...

Acima de tudo trouxemos de lá muita motivação para continuarmos a caminhar e para acreditarmos verdadeiramente em tudo isto.

Muito obrigada Inesita, a ti e ao teu grupo de Área de Projecto, pelo convite que nos fizeram. Permitiram que acontecesse um dia tão bom como o de Sábado nas nossas Vidas.

(Passem por aqui para ver o blog do grupo de Área de Projecto da Inesita e verem a boa iniciativa deles. Aqui em baixo está o cartaz que eles fizeram para publicitar este Dia Aberto. Carrega sobre ele para o veres maior.)




Muito obrigada a ti que estiveste presente e pelas boas coisas que fizeste acontecer naquele dia. Muito obrigada a ti pelas gargalhadas que libertaste.

E queremos também pedir desculpa a todos por termos saído mais cedo, e não termos ficado para o final. Acreditem que gostaríamos de ter ficado para as coisas boas que se seguiram e também para no final, quem sabe, trocar algumas palavras mais pessoais com cada um, mas tínhamos já outros compromissos noutra parte...

António (podemos tratar-te por tu? Sabes, a gente gosta desta proximidade). Bem-vindo aqui ao nosso espaço. Obrigada pela tua partilha. Nós guardamos cada bocadinho daquele dia de uma forma muito especial.

Inesita e também a ti, bem-vinda aqui ao nosso espaço. E obrigada também pela tua partilha. Como foi bom dispensar um bocadinho da nossa alegria para virmos de lá aos saltinhos.

Contamos com todos!

E sim, que voem muitos sorrisos!


Possivelmente mais tarde aparecerão aqui fotos e vídeos deste dia tão bonito para o partilharmos contigo! Por agora deixamos aqui apenas a apresentação do powerpoint que levamos connosco. A parte da "conversa" não está muito visível, mas sempre podes vê-la em baixo, em posts anteriores.




Ana Ascensão

sábado, 7 de fevereiro de 2009

Libertar sorriso, o nome...

Em ti o sorriso existe...
Nunca morreu...
Ele VIVE bem dentro de ti...

Hà dias em que não nos deixam viver...
Chamamo-los os dias chatos, os dias maus...
Uma dor aqui, alguém que foi embora, um dia mau porque sim...

E o sorriso fica preso...
Não existe vontade, não existe motivos para...

Vou ter contigo e tento mostrar-te que continua a existir o bom...
As relações, os abraços, os mimos, as palavras...
És único e diferente, és alguém, és uma Pessoa.

Convido a libertares-te...
Solta-te... solta esse sorriso... solta aquilo que te faz tão bonito enquanto Pessoa.

Liberta esse sorriso, que é cheio de tantos outros!


Ana Ascensão

A conversa...

O primeiro despertar foi via msn (messenger).
Uma relíquia.


Carrega sobre as imagens para as poderes ver bem...



"Vamos falar sobre isso outra vez né?"
E falou-se!
Ana Ascensão

Tudo começou...

Era uma vez uma VIDA...


Era uma vez uma VIDA...


Era uma vez duas VIDAS...


Era uma vez a união destas VIDAS...

Amigas, boas amigas, com muitos sonhos em comum, com uma maneira de VIVER e de ver a VIDA muito parecida. Amigas que embora parecidas se completavam como acontece em todas as relações que são verdadeira e simples.

Um dia...
Uma conversa...
Uma brincadeira...
Um desafio mútuo...
Um SIM...

Um sonho que desceu da nuvem e aterrou de pés bem firmes sobre a VIDA.
Uns passinhos pequeninos, um arrancar lento, muitas dúvidas, muitas decisões...
Mão na mão, passos que cresceram, pequenos, mas aos olhos do coração gigantes...

Vontade...
Sentido...


Pessoas muito FELIZES!


Ana Ascensão